domingo, 28 de abril de 2013

Professores de Matemática discutem práticas pedagógicas

Com o intuito de melhorar o ensino/aprendizagem dos professores e alunos da E. E. CAM00043Engenheiro Francisco Bicalho, o vice-diretor do turno da manhã, Márcio Cometti, criou o GEEM -Grupo de Estudos em Educação Matemática. O objetivo,  de acordo com ele, é contribuir com melhorias na prática pedagógica das aulas de matemática da Escola. “Buscar novos caminhos e principalmente práticas atuais que estimulem o aprendizado é, sem dúvida, de suma importância para o sucesso em sala de aula, tanto para os professores quanto para os alunos”, ressaltou Márcio.

O primeiro encontro aconteceu no mês de março com seis professores de Matemática que lecionam no ensino fundamental e médio em turnos diferentes. No primeiro momento, houve uma troca de experiência falando sobre as práticas aplicadas em sala de aula. Logo após, a discussão do texto “Referências da Didática da Matemática” e início do planejamento da semana da matemática que acontecerá em maio, comemorando o Dia Nacional da Matemática.

Os professores apoiaram a ideia e gosCAM00042taram muito da formação do GEEM. “Achei muito produtivo, trabalho de manhã e à noite, não tenho contato com o pessoal da tarde, foi bom conversar com os professores de outros turnos e saber deles como estão lidando com os desafios que este século nos traz. Estarei presente em todos os outros encontros”, comentou a professora Eliane Sacramento.

Para a professora, Cristiane Gontijo, do turno da tarde, a ideia é muito válida, todos sairão ganhando. “Dentro da escola somos uma equipe, às vezes, lecionamos o mesmo conteúdo para as mesmas séries. Compartilhar práticas pedagógicas nos ajuda a desenvolver novas ideias, além de criarmos laços de amizade entre os colegas de trabalho, principalmente os de outros turnos”, ressaltou Cristiane que também é vice-diretora do turno vespertino.

A diretora, CAM00041Luci Mary Lourenço, pontuou a importância deste projeto e a iniciativa dos professores. “Estou muito satisfeita com o GEEM. Eles entenderam que há uma necessidade de atualizar as práticas pedagógicas em decorrência do mundo dos nossos adolescentes que cada vez mais é digital e interativo. Precisamos criar aulas mais atrativas e interessantes para os nossos alunos, os tempos são outros”, ressaltou.

Os encontros estão programados para acontecer mensalmente. Mas, devido à boa receptividade dos professores, de acordo com o idealizador, acontecerão quinzenalmente. “A proposta é mudar o cronograma para nos reunirmos mais vezes e finalizar com um seminário convidando os demais professores da Metropolitana B”, destacou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário