sexta-feira, 25 de julho de 2014

Projeto COPA DO MUNDO 2014

 
Em 2014, nenhum assunto vai ser mais importante no Brasil do que a Copa do Mundo de futebol, que começa dia 12 de junho no Brasil. Na escola, o evento costuma provocar uma alteração quase doentia no comportamento da garotada e de muitos professores – ninguém consegue falar de outra coisa. O melhor a fazer é aproveitar esse acontecimento e explorar o evento em toda sua dimensão educativa. Este projeto visa um trabalho interdisciplinar. Eventos desse tipo são excelentes temas motivadores para desenvolver os conhecimentos e as competências curriculares. O futebol assumiu um enorme espaço na nossa cultura, ele "desmonopolizou" os símbolos nacionais. Conhecer as várias etnias e culturas, valorizá-las e respeitá-las, repudiar a discriminação baseada em diferenças de raça, religião, classe social, nacionalidade e sexo , são alguns dos objetivos do Projeto Copa do Mundo 2014.Projeto que trabalha também o tema transversal Pluralidade Cultural e permite aos alunos a descoberta e o conhecimento de diferentes culturas, por meio de pesquisas e troca de informações das diversas regiões do Brasil e do Mundo. A estratégia utilizada foi a divisão das turmas de toda escola , inclusive o Curso de Magistério em Educação Infantil e a EJA (Educação de Jovens e Adultos em equipes que representassem  os 32  paises da Copa.Cada equipe terá de 02 a 03 orientadores (professores) que darão o direcionamento das ações do mesmo.
Proposta de trabalho:
Cada turma ficará com um país ou uma cidade sede e sobre ele montará o trabalho.O trabalho valerá 10 pontos para todas as disciplinas no 2º Bimestre.
No dia 23/05 deverá ser apresentado os seguintes itens:
  • · Banner – imagens e informações relevantes sobre o país ou cidade-sede (padrão papel craft);
  • · Bandeira do país ou cartaz da cidade-sede (1,5m por 1m em TNT);
  • · Paródia ou dança típica.
No dia 24/05 acontecerá uma exposição dos seguintes itens:
  • · Um cartaz com nome do país ou cidade sede para identificá-lo na exposição;
  • · Uma maquete;
· Um portfólio elaborado pela turma. O portfólio deverá ser montado em pasta catálogo e ter o seguinte padrão:
 Formatação:
  • ­ Folha A4 branca;
  • ­ Margem superior e inferior 2,5 cm;
  • ­ Margem direita e esquerda 3 cm;
  • ­ Fonte Verdana 11.
* Informações obrigatórias:
  • ­ Capa;
  • ­ Mapa-múndi destacando o país ou mapa brasileiro destacando a cidade;
  • ­ Bandeira ou cartaz;
  • ­ Introdução;
  • ­ Geografia – área, capital e principais cidades (exceto nas cidades), clima, relevo, vegetação e hidrografia;
  • ­ População – total, idioma e religião;
  • ­ Governo – tipo de governo, chefe de estado;
  • ­ Economia – moeda e atividades econômicas;
  • ­ História (breve);
  • ­ Fatos recentes (nas cidades-sedes destacar as obras realizadas e não realizadas, como os reais investimentos);
  • ­ Folclore – comida, danças e lendas.









Nenhum comentário:

Postar um comentário