O Planeta vem passando, como mostram as informações veiculadas pela mídia, por processos de transformações cada vez mais preocupantes para o desenvolvimento social. Processos esses que podem ser percebidos, por exemplo: nos avanços tecnológicos, no aumento populacional desordenado nos grandes centros urbanos, no aumento do desemprego, no aumento da violência, do consumismo, nas organizações familiares, na dificuldade de proporcionar saúde e educação digna para todos.
Diante dessas rápidas transformações que o mundo está vivendo, com a velocidade da informação e produção de conhecimento, sobretudo científico, novos convites são propostos à educação que também tem que acompanhar e adaptar a essas modificações.
Diante dessas rápidas transformações que o mundo está vivendo, com a velocidade da informação e produção de conhecimento, sobretudo científico, novos convites são propostos à educação que também tem que acompanhar e adaptar a essas modificações.
Considerando a diversidade de alunos que atendemos a escola é convidada a debater esta realidade, pois muitas destas estão inseridas no cotidiano dos educandos e da comunidade em geral.
Recentemente realizamos um projeto ambiental cognominado “Projeto Córrego” que mobilizou os alunos e a comunidade local em prol da revitalização do Córrego do Barreiro que passa no entorno da Escola Estadual Engenheiro Francisco Bicalho, localizada na Av. Olinto Meireles, 2632 – Barreiro de Cima – Belo Horizonte / MG. Entre os produtos desse projeto destacamos o lançamento de um CD pedagógico com as produções textuais e artísticas dos alunos produzido em um estúdio na comunidade. Bem como a visibilidade na mídia televisiva e escrita local e nacional.
Percebendo as potencialidades dos alunos no que se refere a criatividade artística, estética, produções textuais e a necessidade permanente da escola trabalhar a temática “meio ambiente” fomos instigados a criar este novo projeto que contempla de forma abrangente a busca por mais conhecimentos, atitudes e valores.
Coletando Inicialmente informações sobre meio ambiente, imaginávamos ao pesquisar sobre essa temática que existia uma única concepção correta em relação a sua definição. A partir da leitura de vários autores especialistas no tema, pudemos perceber que meio ambiente possui vários conceitos. Segundo Reigota (2002), não existe um consenso sobre o conceito de meio ambiente na comunidade científica em geral, suposto que o mesmo deva ocorrer fora dela. Devido ao seu caráter difuso e variado Reigota considera então a noção de meio ambiente uma representação social.
Segundo Moscovici (1976), uma representação social é o senso comum que se tem sobre um determinado tema, onde se incluem os preconceitos, ideologias e características específicas das atividades cotidianas (sociais e profissionais) das pessoas.
Neste sentido Reigota acredita que o primeiro passo para a realização da educação ambiental deve ser a identificação das representações das pessoas envolvidas no processo educativo.
Concordamos com o autor quando o mesmo afirma que a compreensão das diferentes representações deve ser a base da busca de negociação e solução dos problemas ambientais. Segundo (Stengers,1992:12); “ A educação ambiental não deve se preocupar em transmitir conhecimentos, mas sim produzir conhecimentos considerando que não aprendemos do outro, mas com o outro, criando com ele.”
Outro aspecto que gostaríamos de envolver neste projeto é trabalhar com os educandos a questão da disciplina, princípios e valores que acreditamos serem importantes para a boa formação do cidadão.
Segundo GROPPA, (1996:83):
“A disciplina é condição necessária para arrancar o homem de sua condição natural selvagem. Não se trata, portanto, apenas de bons modos: trata-se de educar o homem para ser homem. Redimi-lo de sua condição animal.” GROPPA,(1996:p.83)
Um dos papéis da escola é contribuir na formação do aluno nos aspectos da socialização, cidadania o que o coloca em uma condição de aprender a conviver em sociedade, onde normas e princípios devem ser respeitados e seguidos para uma melhor convivência e satisfação de todos.
É interessante refletir sobre a idéia de princípios. Assim a pesquisa possibilitou investigar um estudioso que em um de seus trabalhos sobre ética e moral fez algumas considerações no tocante a princípios. Neste sentido, conforme LA TAILLE, (2006:14):
“ Como a moral diz respeito às relações sociais e como estas estão forçosamente presentes na escola, esta não pode deixar de falar de moral. Porém, quando o faz, quase sempre é pela dimensão menos sofisticada: a regra. Na maioria das escolas, há muitas “regras”, mas não se fala em “princípios“. Explico-me. Uma regra é uma formulação verbal precisa que nos diz, sem ambigüidade, o que devemos ou não fazer. Exemplo de regra moral: “não matar”. A virtude da regra reside na precisão. Mas ela apresenta duas limitações. A primeira: não há regras para todas as situações pelas quais passamos. A segunda: a regra nos diz o que fazer, mas não “por que” fazê-lo. Estas duas limitações são superadas pelos princípios. Exemplo de princípios: “respeitai-vos uns aos outros”.Verifica-se que o princípio não diz
com clareza como agir (o que é na prática, respeitar alguém?), mas nos diz em nome do que agir. Ele nos permite elaborar regras, mas não é, ele mesmo uma regra. Metaforicamente, pode-se dizer que o princípio é a bússola e a regra é o mapa. Isto posto, observa-se que nas escolas vive-se o “império” da regra: costumam ser numerosas (os regimentos). Mas os princípios que as inspiram “secretos”, desconhecidos de pais, alunos e até mesmo dos educadores. O problema é que o poder de convencimento da moral está nos princípios, e não nas regras. Muitas vezes, o excesso delas, ao invés de levar as pessoas à obediência, leva-as à desobediência”. (LA TAILLE, 2006,p.14).
Refletindo sobre o texto acima é possível pensar várias ações educativas envolvendo os alunos, a escola, a comunidade e até mesmo a cidade a favor de uma formação moral e ética de nossos educandos.
Não poderíamos deixar de ressaltar que todas as pessoas são frutos de um contexto sócio-político-cultural dinâmico. Assim as gerações atuais são influenciadas por gerações anteriores.
É interessante ressaltar que este projeto também tem como uma das ações o uso de excursões como estratégia pedagógica. Assim, apropriamos de algumas considerações do artigo de Castro (2006), em que só se torna cidadão consciente dos direitos e deveres o indivíduo portador do conhecimento, ou seja é preciso construir a cidadania a partir de princípios educacionais instrutivos. Para isso o currículo escolar, deve ser flexível e estar preparado para adoção de medidas que possibilitem ampliar os espaços de construção do saber. Neste sentido o autor propõe uma reflexão a respeito de integrar duas áreas de abrangência científica: o turismo e a educação de modo que estes dois elementos auxiliem na consolidação de um novo segmento turístico denominado turismo pedagógico, a partir do estudo do meio como forma de enriquecimento do currículo escolar.
O estudo do meio pode ser entendido como um conjunto de fenômenos, acontecimentos, fatores e/ou processos de diversa índole que ocorre no meio envolvente no qual a vida e a ação das pessoas têm lugar e adquire significado (MEC,2001.)
Ainda segundo Castro, o estudo do meio é um dos processos pedagógicos usados pela escola e é uma maneira de, numa atividade extra classe, “atingir os objetivos que o mundo contemporâneo exige de cada um de nós”( Pisa,1992). É uma atividade que se realiza fora da sala de aula, mas que tem seu início e término nela também. Proporcionando ao indivíduo sentimentos de conservação, manutenção e valorização dos bens patrimoniais, culturais e ambientais. Por este fator, a possibilidade de expansão espacial do conhecimento para além das quatro paredes torna-se uma importante ferramenta em que a riqueza das ações pedagógicas dá significado às aprendizagens.
È interessante destacar que esse projeto pretende possibilitar ações pedagógicas significativas tais como: visitas aos Museus de História Natural (PUC
Minas e UFMG), Parque das Águas, Parque Estadual da Serra do Rola Moça, Cidade de Ouro Preto, Gruta de Maquiné, Centro de Arte Contemporânea- Inhotim, Ubatuba – SP.
Caminhando na pesquisa por meio da internet, visitamos o artigo Excursão à praia - passeio ou aula? Do centro de Biologia Marinha- CEBIMar/ USP de Álvaro E. Migotto e Patrícia R. Blauth. O interessante é que o tipo de excursão que eles propõem é aquela caracterizada por uma metodologia centrada na pessoa (para maiores informações sobre essa abordagem eles indicam a emocionante leitura, “Liberdade para aprender em nossa década” de Carl. R. Rogers, ed. Artes Médicas, Porto Alegre, 1983.)
Em linhas gerais acreditam que o professor deva confiar na observação e na criatividade dos seus alunos. Que os alunos necessitam de um certo tempo para se acostumar ao novo ambiente para relaxar e “gastar” a energia acumulada durante a viagem. Se ele assim o fizer, poderá realizar qualquer excursão, sem receio, pois sempre serão levantados assuntos interessantes e importantes para discussão; esses por sua vez geram resultados riquíssimos do ponto de vista educacional. Portanto, não há modelos como uma excursão deva ser programada e executada: cada caso é um caso; uma excursão nunca será igual à outra. Concordando com as colocações acima e também acreditamos que uma boa excursão deva ser muito bem planejada pelo professor e sua equipe no sentido de possibilitar uma organização necessária e adequada para que o grupo atinja os objetivos propostos respeitando ritmos, observações e criatividade de seus educandos.
Acreditamos que este projeto é uma janela que se abre para ampliação do fazer pedagógico, na valorização das pessoas como os demais seres vivos, do ambiente sustentável instigando a formação de cidadãos conscientes em que todos somos responsáveis pela melhoria e manutenção da qualidade de vida.
02. Objetivo geral:
· Possibilitar aos educandos momentos de reflexão, pesquisas e vivências associadas à melhor qualidade de vida das relações dos seres entre si e com o ambiente em que vivem.
03. Objetivos específicos:
· Permitir que a aprendizagem seja vivenciada in loco.
· Adquirir, rever e aprofundar conhecimentos, conceitos relacionados às especificidades dos ecossistemas de mar e serra além dos já trabalhados nas disciplinas em salas de aulas.
· Possibilitar registros por meio das leituras, escritas, interpretações, observações e sentimentos dos educandos diante das atividades propostas nas aula e ou oficinas.
· Unir todas as disciplinas de modo que cada uma possa trabalhar o projeto de acordo com suas especificidades, propostas, recursos e potencialidades, a serem exploradas contribuindo para uma pluralidade de ações e focos diferenciados de um mesmo tema.
· Conhecer e valorizar vários lugares na cidade que estejam relacionados com a temática meio ambiente sustentável por meio de excursões e pesquisas.
· Aproximar a escola da comunidade e da cidade numa perspectiva educadora destacando os problemas ambientais e soluções para os mesmos.
· Sensibilizar os educandos para questões ambientais e destacar que cada um pode colaborar fazendo a sua parte em defesa da vida.
· Contribuir para a formação de cidadãos mais conscientes, mais críticos e atuantes na construção de um Planeta sustentável.
· Convidar professores da escola que possam fazer parcerias conosco interagindo com o projeto.
· Criar parcerias com empresas que tenham como foco a responsabilidade social.
04. Escopo:
Visitar:
1. Gruta de Maquiné ( Sete Lagoas – MG)
2. Museu de História Natural (PUC MINAS) – (UFMG) – Belo Horizonte - MG
3. Cidade de Ouro Preto
4. Centro de Arte Contemporânea ( Inhotim – Brumadinho - MG)
5. Parque das Águas/Parque Estadual da Serra do Rola Moça ( Belo Horizonte/Nova Lima)
6. O Mar de Ubatuba – Serra do Mar e Projeto Tamar - São Paulo.
05. Estrutura Analítica do Projeto (EAP)
06. Dicionário da EAP
1.1. Visita à Gruta de Maquiné Descrição: Será realizada um Trabalho de Campo à Gruta de Maquiné para observar as formações rochosas, estalagmites, estalactites e as contribuições de Piter Lund para a Ciência. Durante a visita os alunos serão orientados por um guia local juntamente com os professores acompanhantes. Anteriormente, será realizado um trabalho de pesquisa (via Internet) contemplando os aspectos cognitivos referentes à Gruta , como também a preservação da mesma. O registro será feito por meio de fotos para posterior exposição. |
2.1 – Visitas aos Museus de História Natural (PUC/UFMG) Descrição: Serão realizadas excursões aos Museus de História Natural da PUC/UFMG sendo foco a observação dos processos evolutivos dos seres vivos . Destacando que as espécies, bem como o próprio Planeta estão em mudanças. O registro será feito por meio de fotos para posterior exposição. |
3.1 – Visita à Cidade de Ouro Preto Descrição: Será realizada uma excursão à Cidade de Ouro Preto para trabalhar o sentimento de pertencimento e preservação da memória de um povo e suas contribuições para a atualidade. Anteriormente, será realizado um trabalho de pesquisa (via Internet) contemplando os aspectos cognitivos referentes à Cidade de Ouro Preto , como também a preservação da mesma.. O registro será feito por meio de fotos para posterior exposição. |
4.1- Visita ao Centro de Arte Contemporânea (Inhotim – Brumadinho - MG). Descrição: Será realizada uma visita ao Centro de Arte Contemporânea (Inhotim – Brumadinho – MG para apreciação, pelos alunos da capacidade criativa do homem oportunizando o contato com as outras dimensões do conhecimento ( estética /ambiental). |
5.1 - Visita ao Parque das Águas Estadual da Serra do Rola Moça ( Belo Horizonte/Nova Lima) Descrição: Serão realizadas visitas ao Centro de Educação Ambiental (CEA) no Parque das Águas em Belo Horizonte e no Parque Estadual da Serra do Rola Moça em Nova Lima. Aproveitando que o CEA localiza-se na comunidade onde está inserida a Escola, isso possibilitará trabalhar com os alunos atividades relacionadas à educação ambiental. Com relação ao Parque Estadual da Serra do Rola Moça serão observados os aspectos associados à biodiversidade, relevo e importância. |
6.1 - O Mar de Ubatuba – Serra do Mar e Projeto Tamar - São Paulo Descrição: Será realizada uma excursão à cidade de Ubatuba com o objetivo de conhecer o Mar, Projeto Tamar, Aquário de Ubatuba, Manguezal e a Mata Atlântica. Com essas visitas pretende-se despertar o sentimento de preservação e valorização da biodiversidade brasileira e as características específicas dos ecossistemas citados acima. Observar as características geográficas como: clima, Trópico de capricórnio, formação das marés. PÚBLICO ALVO: Seleção de 50 alunos do Ensino Fundamental, Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). 01 educador por área (Destaque de trabalhos no projeto) CRITÉRIO DE SELEÇÃO: Alunos que tenham se dedicado e ganharam destaque por seu trabalho investigativo , agregando inferências ao tema (portfólio). |
07.- Cronograma de atividades e planilha de custos
ID | Atividade | Duração Mês | Recurso | Quant. | Valor Unit | Valor total |
0.1 | Encontro com a direção da escola para apresentar o projeto e abertura para sugestões | 02 reuniões Em fevereiro | Sala da direção | |||
0.2 | .Encontro com o coletivo de educadores da EEEFB | Encontros pedagógicos no sábado ou dias de semana na primeira semana do ano letivo de 2010 | ---- | ---------- | ||
1.1 | Propor com os alunos uma pesquisa / investigar na Internet e na comunidade o que eles sabem sobre a Serra do Rola Moça/ suas características e importância. | Fevereiro 2010 | ---- | --------- | ||
1.2 | Agendamento das visitas técnicas ao Parque Estadual da Serra do Rola Moça Feita pelo professor referência da turma ou especialista do turno. | Fevereiro 2010 | Telefone da secretaria da escola | ---- | ---------- | |
1.3 | Agendamento dos ônibus para Visitas ao Parque Estadual da Serra do Rola Moça | Fevereiro 2010 | ---- | ---------- | PDE | |
1.4 | Visitas ao Parque Estadual da Serra do Rola Moça | Março de 2010 | ---------- | PDE | ||
2.1 | Propor com os alunos uma pesquisa / investigar na Internet sobre a cidade de Ouro Preto enfatizando o Ciclo do Ouro e sua preservação da memória. | Março de 2010 | ---- | ---------- | ||
2.2 | Agendamento dos ônibus para Visita à Cidade de Ouro Preto. | Maio 2010 | ---- | ---------- | PDE | |
2.3 | Visita à cidade de Ouro Preto com registro através de fotos pelos alunos para confecção de portfólio. | Junho 2010 | ---- | ---------- | ||
3.1 | Propor com os alunos uma pesquisa / investigar na Internet e na comunidade o que eles sabem sobre a Gruta de Maquiné. | Maio de 2010 | ---------- | |||
3.2 | Agendamento dos ônibus para Visita à Gruta de Maquiné. | Maio de 2010 | Telefone da secretaria da escola | ---- | ---------- | PDE |
3.3 | Visita à Gruta de Maquiné | Junho de 2010 | ---- | ---------- | PDE | |
4.1 | Propor com os alunos uma pesquisa / investigar na Internet e na comunidade o que eles sabem sobre O Centro de Arte Contemporânea – Inhotim em Brumadinho | Agosto de 2010 | ||||
4.2 | Agendamento dos ônibus para Visita à Inhotim - Brumadinho | Agosto de 2010 | . | ---- | ---------- | PDE |
5.1 | Visita ao Centro de Arte Contemporânea – Inhotim | Setembro de 2010 | ---- | ---------- | PDE | |
5.2 | Agendamento dos ônibus para Visita aos Museus de História Natural da PUC e UFMG | Maio de 2010 | . | ---- | ---------- | |
6.1 | Visita aos Museus de Historia Natural dea PUC e UFMG | Setembro 2010 | ||||
6.2 | Orçamento das despesa de hospedagem e alimentação e atividades pedagógicas em Ubatuba-São Paulo pelo professor idealizador do projeto. | Fevereiro e julho de 2010 | Viagem particular a Ubatuba – São Paulo | R$ 5.500,00 | ||
6.3 | Reserva da pousada em Ubatuba-São Paulo Pelo professor referência da turma | Agosto de 2010 | Telefone do Cel particular | |||
6.4 | Guia para a excursão a Ubatuba | Julho de 2010 | Indicação do dono da pousada | |||
6.5 | Agendamento do ônibus para excursão a São Paulo | Fevereiro de 2010 | R$ 4.000,00 | |||
6.6 | Agendamento das visitas técnicas ao o Projeto Tamar, o Aquário de Ubatuba, Núcleo Pinciguaga do Parque Estadual da Serra do Mar pelo professor referência da turma | Julho de 2010 | Por e-mail | |||
6.7 | Seguro de vida para os alunos | Setembro de 2010 | Seguradora | |||
6.8 | Propor com os alunos uma pesquisa / investigar na Internet sobre Ubatuba-São Paulo. O Projeto Tamar, a Serra do Mar, Mata Atlântica e o Manguezal | Maio a Setembro de 2010. | ||||
6.9 | Primeira reunião com os pais e alunos que irão a São Paulo. | Setembro de 2010 | ||||
6.10 | Segunda reunião com os pais e alunos que irão a São Paulo. | Outubro de 2010 | ||||
6.11 | Viagem a São Paulo | Novembro de 2010 | 50 pessoas | |||
7.0 | Visitas técnicas ao o Projeto Tamar, o Aquário de Ubatuba, Núcleo Pincinguaba do Parque Estadual da Serra do Mar Ubatuba- São Paulo. | Novembro de 2010 | 50 | |||
TOTAL | R$ 9.500,00 |
08. Metodologia
Os participantes envolvidos no Projeto são os alunos da Escola Estadual Engenheiro Francisco Bicalho, pais ou responsáveis, equipe, professores, funcionários e direção. nose trabalhams estabelecia contar histenha algo para um iram receber os alunos em suas casas ou que queiram ir at
Nessa proposta pretende-se trabalhar com os alunos a percepção de que o projeto consiste em vários momentos e todos participarão não necessariamente de todas as atividades que serão realizadas como exemplo, a excursão de culminância do projeto. Além de uma limitação do número de participantes mediante aos custos, responsabilidades e do próprio comportamento e envolvimento dos alunos ao longo do projeto. Será fomentado nos alunos, como ação prática diária, a limpeza e organização das salas de aula como indicativos que favorecem a aprendizagem. Outro aspecto a ser considerado será o desenvolvimento de habilidades que estimulem um trabalho coletivo ( em duplas ou grupos) promovendo a cooperação entre os alunos.
As disciplinas terão a possibilidade de criarem várias atividades pertinentes à temática da Serra ao Mar, bem como o diálogo permanente de uma disciplina com a outra. Haverá momentos de busca do conhecimento via internet e/ou biblioteca sempre privilegiando a leitura, a escrita, a curiosidade, a observação, a expressão, a criatividade e os sentimentos dos alunos. Concomitantemente serão realizadas excursões na cidade ou no seu entorno que também estejam relacionadas a temática ambiental abordada. Cada lugar escolhido será trabalhado previamente na perspectiva de acrescentar conhecimentos, valores e atitudes positivas que colaborem para uma formação mais integral do ser humano.
Pretende-se fazer o registro pedagógico produzido nas visitas/pesquisas/excursões,bem como fotográfico e de gravação de algumas dessas atividades.
Os alunos serão avaliados de acordo com os critérios estabelecidos pelo coletivo de educadores mediante o cronograma de ações concomitante ao encerramento das atividades bimestrais. Da mesma forma, o projeto passará por momentos de avaliação e encaminhamentos em reuniões previamente agendadas.
09.- Duração do Projeto: 11 meses – Fevereiro a Dezembro de 2010
10. Resultado esperado:
Espera-se que este projeto possa colaborar para ser mais um instrumento que promova a construção de conhecimentos, valores e atitudes para a formação cidadã e melhor qualidade de vida. Bem como a aproximação da escola com a comunidade, com a cidade, com os pais, com o conhecimento acadêmico, científico, com o das práticas e saberes populares.
Que nas relações construídas possam todos sentir enriquecidos, valorizados e felizes com as vivências educativas proporcionadas e registradas por este projeto.
11. Bibliografia utilizada:
- GROPPA, Júlio Aquino. Indisciplina na Escola: alternativas e práticas. 8 ed. São Paulo: Summus, 1996. p.83.
- LA TAILLE, Yves. Indisciplina: Ética, moral e ação do professor.2. ed. Porto Alegre: Mediação, 2006. p. 2006. p.14.
- REIGOTA, Marcos. Meio ambiente e representação social. 5.ed. São Paulo: Cortez, 2002.87p.
- WWW. Turismo Pedagógico: uma configuração do estudo do meio como ferramenta fomentadora do currículo escolar- Francisco Castro 16/05/2006, acessado em 19/01/2009.
- WWW. Excursão à praia: Passeio ou aula? Centro de Biologia Marinha- CEBIMar/ USP. São Paulo. Álvaro E. Migotto e Patrícia R. Blauth. Acessado em 19/01/2009.
12 - Bibliografia sugerida:
ROGERS, Carl R. Liberdade de aprender em nossa década. Ed. Artes Médicas, Porto Alegre,1983.PATROCINADORES:
- SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS
- PAPELARIA E LANCHONETE RISQUE E RABISQUE: Av. Olinto Meireles, 2733 - Milionários - Belo Horizonte / MG.
- CHOCODOCES E FESTAS: Praça Modestino Sales Barbosa, 69, Barreiro de Cima - Belo Horizonte / MG.
- SUPERMERCADOS PARAPAI: Av. Olinto Meireles, 2743, Barreiro de Cima - Belo Horizonte / MG.
- MENDONÇA & CIA LTDA: Av. Olinto Meireles, 2570, Barreiro de Cima - Belo Horizonte / MG.
- WL MATERIAL DE CONSTRUÇÃO: Av. Senador Levindo Coelho, 1897, Vale do Jatobá - Belo Horizonte / MG.
- CENTRO DE FORMAÇÃO DE CONDUTORES SUPER POSITIVA LTDA: Rua Eridano, 15, Cardoso // Rua Antonio Teixeira Dias, 1980, Teixeira Dias - Belo Horizonte/MG
Este projeto foi simplesmente divino,a viagem a Ubatuba foi maravilhosa trouxe bagagem cheia de conhecimentos.As pessoas envolvidas no projeto sao iluminadas.Valeria magisterio 214
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