Para muitos estudantes, a matemática é considerada como um terror. Na Escola Estadual Engenheiro Francisco Bicalho, também não é diferente. O que mais se ouvia eram alunos reclamando que não conseguiam aprender a disciplina. Mas, há tempos que não se ver mais reclamações acerca do aprendizado da disciplina. Este “milagre” só foi possível graças ao trabalho que a professora Eliana está realizando na escola em parceria com o Projeto Jovem de Futuro do Instituto Unibanco.
Observando as dificuldades dos alunos, a professora Eliana resolveu estender suas aulas aos sábados. “Trata-se de uma recuperação paralela para todos os meus alunos que perderam média nas provas bimestrais ou até mesmo para aqueles que simplesmente quiseram aprender mais matemática e ganhar pontos extras”, explicou a professora. A ideia foi genial, os alunos aprovaram. “Não sou fã de matemática, inclusive minhas notas não foram boas, tinha bastante dificuldade. Resolvi participar das aulas aos sábados, pois era a minha chance de recuperar os pontos”, destacou David.
A professora fala sobre os desafios que enfrentou no início. “Para instigar a participação dos alunos, resolvi dar dois pontos extras para quem participasse, oferecer um lanche especial, além de ter preparado um trabalho de recuperação paralela com as questões que mais tinham dificuldade. A princípio participaram interessados na recuperação e nos pontos, depois viram que estavam aprendendo e começaram a gostar mais ainda”, relatou
a professora.David Fernandes Campos, 16 anos, aluno do 2º ano confirma a estratégia da professora. “Minhas notas não estavam boas, resolvi participar por causa dos pontos extras e a recuperação paralela. Também gostei muito do lanche. Depois destas aulas de reforço, tenho outra visão sobre a matemática, agora é um desafio e não um terror” argumentou David.
As aulas aos sábados acontecem de 15 em 15 dias, das 7h às 9h30min, os alunos já se reuniram pela sexta vez. A professora ressalta que estes encontros já fizeram a diferença. “Os alunos estão mais produtivos e mais atentos à disciplina. Matemática é experimentação. Sabendo incentivá-los a raciocinar e a chegar aos resultados pelos seus próprios caminhos, eles não só entendem a Matemática, mas a acham mais prazerosa”, destacou. A direção da escola parabeniza a professora pelo esforço e competência e os alunos pela participação.
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