quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Agentes Jovens do Francisco Bicalho e Celso Machado realizam 1º Encontrão contra evasão escolar

No dia 21 de agosto, terça-feira, aconteceu no auditório da E.E. Celso Machado o 1º Encontrão de Agentes Jovens promovido pelo Projeto Jovem de Futuro do Instituto Unibanco da E.E. Engenheiro Francisco Bicalho e Celso Machado. O objetivo do evento foi discutir o tema: “Por

que os jovens da nossa escola abandonam os estudos?”. Dirigido pelo professor e coordenador dos Agentes Jovens do Bicalho, José Américo, deu um banho de incentivo e ânimo nos alunos.

O 1º Encontrão contou com a participação de aproximadamente 40 jovens decididos a diminuir a taxa de abandono escolar no ensino médio de suas escolas. A evasão escolar, de acordo com a Síntese de Indicadores Sociais, divulgada em 2010 pelo IBGE ainda é um dos grandes problemas da educação no Brasil e a taxa se torna maior no ensino médio. A pesquisa aponta que 1 a cada 10 alunos de 15 a 17 anos abandona os estudos.

Realidade esta que não será mais presente no Francisco Bicalho e Celso Machado. Orientados pelo coordenador José Américo, os Agentes se dividiram em pequenos grupos e discutiram possíveis estratégias contra a evasão. O dia foi bastante produtivo, e até mesmo antes de realizar o planejado, já compartilharam experiências positivas. A turma se encheu de ânimo e de vontade para colocar em prática o que foi planejado no Encontrão.

O Agente Jovem, Daniel Alves Pereira, 16 anos, aluno do 1º ano do ensino médio da E.E. Engenheiro Francisco Bicalho, relatou um caso de sucesso. “Percebi que um colega de sala estava muito faltoso, entrei em contato com ele e descobrir que havia arrumado um emprego e tomou a decisão de abandonar os estudos. Disse para ele que não era uma escolha inteligente e que o ajudaria a voltar para a escola. Conversamos com a direção e ela nos apoiou, hoje meu amigo saí da aula alguns minutos mais cedo para e não precisou abandonar a escola”, relatou Daniel.

Outro relato positivo, foi de duas Agentes Jovens que se destacaram no evento. Gilssara Jardim Leite de 59 anos e Maria Aparecida da Silva Braga de 47 anos, elas são amigas e estudam por meio da Educação de Jovens e Adultos- EJA na E.E. Celso Machado. Contaram sobre a importância de concluir o ensino médio em tempo hábil e de levar os estudos a sério. “Tenho quatro filhos e a minha tristeza era de saber que três deles saíram da escola antes de terminarem os estudos. Os exemplos vêm dos pais, não só os incentivei a voltar para a escola, como também voltei. Sinto-me feliz por isso, estou terminando o ensino médio e sendo inspiração para os meus filhos”, contou Gilssara.

O coordenador José Américo parabenizou os Agentes Jovens e ressaltou a importância do papel de atuação destes alunos dentro das escolas. “Já saímos deste encontrão com várias ações, o próximo passo é executá-las. Estes alunos estão de parabéns, tenho certeza que a evasão em nossas escolas vai diminuir consideravelmente. Nossos Agentes estão aptos a contribuírem com a qualidade do ensino”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário