quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Círculo de Leitura supera expectativas de alunos e professores

Em abril deste ano, a E.E. Engenheiro Francisco Bicalho recebeu o Instituto Braudel de São Paulo para a implantação do Projeto Círculo de Leitura em parceria com o Projeto Jovem de Futuro do Instituto Unibanco. A primeira reunião contava com 18 alunos tanto do fundamental quanto do ensino médio. A metodologia do Círculo foi repassada com o objetivo de formar leitores que se tornariam multiplicadores na escola.

Quatro meses já se passaram e a cada encontro, o Círculo de Leitura aumenta ainda mais a participação e interesse dos alunos pelo projeto. As professoras coordenadoras do Círculo, Elizabet Franco e Márcia Baia, destacam a importância desta iniciativa na escola. “Incentivar estes meninos a ler, foi muito bom. Quando eles entenderam a proposta do projeto, viram que a leitura também é vida”, destacaram.

Os multiplicadores do projeto na escola, Daniel Alves Pereira e Nathalia Salustriano, alunos do 1º e 2º ano do ensino médio respectivamente se surpreenderam com a receptividade dos demais estudantes envolvidos no Círculo. “Somos apaixonados pela leitura, quando a direção do PJF nos convidou para este projeto, adoramos a ideia, mas não imaginamos que ia começar tão bem e continuar melhor ainda. Hoje temos em média 60 leitores que participam conosco do Círculo”, contaram.

A participação dos alunos tem aumentado a cada encontro e já promoveu interesse pela leitura em outros. “Participar do Círculo de Leitura é muito bom. Quando a gente ler sozinho, dependendo do livro, tem partes que não entendemos. Mas nas nossas reuniões, a cada capítulo, paramos e discutimos o assunto. A nossa mente abre e temos a oportunidade de compartilhar conhecimento e experiências de leitura com os nossos colegas. Depois que iniciamos o círculo, já li 7 livros”, destacou Gabriel David Costa, 14 anos, aluno do 9º ano.

Para outros, o Círculo de Leitura vem a calhar com o que já vivência e se encaixa como um fator fundamental para contagiar os amigos. “Achei a iniciativa do projeto muito boa, sou amante da leitura, perdi a conta de quantos livros já li este ano, foram mais de 40. Com esta iniciativa do PJF tive o prazer de trocar ideia com outros alunos que também gostam de ler e incentivar os que ainda não gostam. Aumentei meu ciclo de amizade na escola e pude compartilhar com a galera as minhas várias experiências de leitura. Cara, ler é muito bom, abre a mente, quebra tabu e proporciona um conhecimento que desperta o aprendizado”, relatou o aluno do 2º ano do ensino médio, Kaique Santos Bertolino.

 

Leitura ao ar livre

Os Círculos de Leitura geralmente acontecem em uma sala de multimídia reservada aos alunos. Mas, no último encontro, realizado no dia 30 de agosto, foi diferente. Os estudantes foram para o Parque das Águas, próximo à escola. O Círculo chamou a atenção de muitos que passeavam no parque. O jovem professor de música, leitor e escritor, Hudson Pedreira Oliveira, que curiosamente é ex-aluno da Engenheiro Francisco Bicalho, acabou participando da reunião. “A princípio fiquei encantado ao ver um grupo de estudantes simplesmente lendo. Ao saber que eram da Engenheiro Francisco Bicalho, já me senti em casa. Gostei muito da dinâmica de leitura, fazer as pausas e comentar os capítulos lidos traz reflexões maravilhosas para o indivíduo e o grupo, é uma diversidade de sabedoria e conhecimento construído e compartilhado”, ressaltou.

Desde a implantação do projeto, já aconteceram quatro Círculos de leitura. Dois livros já foram lidos: Fernão Capelo Gaivota e o Pequeno Príncipe, além dos contos: O mito da Caverna de Platão e O catador de pensamentos da escritora alemã Monika Feth. O próximo Círculo será com o livro Os meninos da rua Paula. A direção da Escola parabeniza a iniciativa das professoras coordenadoras e dos alunos participantes. “Fico feliz em saber que temos alunos amantes da leitura e, melhor ainda, que eles estão dispostos a contagiar os outros com esse hábito maravilhoso que é ler. Vocês estão de parabéns!”, agradeceu a diretora Luci Mary.

Um comentário: