quinta-feira, 18 de abril de 2013

Engenheiro Francisco Bicalho comemora Dia do Índio com tribo dos Auê Pataxós

Pensar a cultura indígena, enquanto povos com identidades, cultura e saberes próprios foi um dos temas abordados no evento realizado pela professora Avelin de Sociologia e o professor de História, Alexandre. Para discutir o tema e causar reflexão nos alunos, estiveram presentes 11 integrantes da tribo Auê Pataxós de Porto Seguro, Bahia, nesta última terça-feira, na semana do Dia do Índio, na E. E. Engenheiro Francisco Bicalho.

O representante do grupo, Merong, ressaltou a importância da Escola em abrir espaços para este tipo de discussão. “Este nosso trabalho é de conscientização e respeito, mostramos a nossa realidade que é diferente do que aparece na TV. Sempre nas comemorações do Dia do Índio nos apresentamos em diferentes escolas”, disse. Depois da palestra, os índios  apresentaram um número musical e utensílios artesanais, além de acessórios.

Na bola da vez, mostrando que também são brasileiros e apaixonados por futebol, disputaram uma partida com os alunos do PROET (Programa de Educação de Tempo Integral) e para a surpresa dos estudantes, ganharam de goleada. A diretora, Luci Mary Lourenço, parabenizou os organizadores e ressaltou o papel da Escola no estudo e valorização de diferentes grupos sociais. “Desenvolver uma cultura de paz baseada na tolerância, respeito mútuo e solidariedade faz parte  do nosso compromisso na educação. Os professores estão de parabéns pelo trabalho desenvolvido”, destacou.

Os alunos gostaram da presença dos índios e também aprovaram a iniciativa dos professores organizadores. “Foi muito bom, achei interessante jogar futebol com eles, jogam bola demais. Deveriam voltar outras vezes”, comentou o aluno Nicolas do PROETI.

Um comentário:

  1. Boa tarde, apenas uma retificação.
    Esta etnia, se chama "Pataxó"
    Awê, é o nome da cerimônia realizada em forma de dança que eles apresentaram.
    Grata, pelo espaço e incentivo.

    Avelin Rosana Rolim.

    ResponderExcluir